Como um site pode evitar problemas que enchem a prefeitura de telefonemas?

Prefeituras sempre estiveram preocupadas com o atendimento aos seus cidadãos e em encontrar formas de melhorar seu relacionamento com eles (ou pelo menos deveriam). Em meio a isto, o tradicional sistema conhecido como SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) por muitos anos predominou como o principal canal para esclarecer dúvidas. Porém, cada vez mais as pessoas têm alterado a forma como entram em contato com a prefeitura, isso devido aos diversos canais de contato que possuímos no meio digital.

Visando utilizar de todo o potencial destes meios, e diminuir o esforço investido no tradicional SAC, o Site da Prefeitura pode ser um grande aliado ao criar material de qualidade e disponibilizá-lo para engajamento com públicos de interesse. Com a finalidade de “educar” os cidadãos e torná-los melhores para a prefeitura (mais conscientes e participativos), gerando maior valor com os eleitores já fidelizados e também conquistando novos potenciais eleitores.

Caso tenha alguma dúvida, veja alguns dos motivos que fazem com que um bom conteúdo possa funcionar como um verdadeiro SAC, porém ainda mais eficiente:

Educação em primeiro lugar

A principal arma do site é a informação. Criar material de qualidade diminui a quantidade de dúvidas que o cidadão pode ter, além de fazer com que, numa pesquisa rápida, ele possa encontrar tudo que precisa para lhe ajudar. Isso diminui prováveis experiências negativas que estamos cansados de ver por aí, pois além de fazer com que a necessidade do contato direto seja menor, caso o cidadão precise realmente contactar a prefeitura, o atendimento não estará atolado com inúmeras dúvidas que já foram sanadas pelo conteúdo disponibilizado no site. Observe sempre quais questionamentos ou reclamações surgem com mais freqüência e crie artigos que esclareçam esses pontos mais comentados. Como já dito, Isso não só vai diminuir boa parte dos contatos que chegam por algum desses motivos, como também irá fazer com que a prefeitura ganhe pontos por mostrar a iniciativa e resolver um problema antes mesmo que ele aconteça.

Maior conscientização e mais resultados

O ambiente de discussão de um site pode ser, ao mesmo tempo em que é delicado, uma excelente estratégia para que você conheça o comportamento de seus cidadãos e saiba como “educá-los”. Um site convida seus cidadãos a se engajarem nos comentários e dessa forma você pode esclarecer diversos tipos de dúvida de uma só vez, e não só isso, essa resposta ficará lá para sempre visível para qualquer outra pessoa que tenha o mesmo problema. É um espaço que você pode aprender muito sobre seu eleitorado através das opiniões lá deixadas por eles ou até mesmo observando os artigos mais visitados e agir baseado nessa informação.

Conceito de “relacionamento” diferenciado

Ao contrário do SAC tradicional, quando se usa estrategicamente seu conteúdo na internet, você acaba por aproximar seus eleitores (cidadãos) e envolvê-los, não apenas procurando respondê-los logo e “livrar-se” dos problemas o mais rápido possível. Com isso, a relação com cidadão acaba mudando. Um site abre espaço para a prefeitura realmente “ouvir” e entender o cidadão, buscando responder a seus anseios de uma forma mais consciente, iniciando um diálogo muito mais proveitoso para os dois lados.

Maior valor à “voz do cidadão”

Ao manter um site, a prefeitura pode permitir-se interagir mais diretamente com seus cidadãos, valorizando o fato de eles terem procurado por esse canal, voluntariamente, para dar seu “feedback” a respeito das obras e ações realizadas pela prefeitura. Valorizar cada comentário ou pedido em seu site é uma forma de estabelecer um modelo de comunicação de “mão dupla”, no qual os cidadãos não só recebem informação, mas também interagem. Além de terem seus questionamentos efetivamente respondidos e suas expectativas alcançadas. Ou seja, o site funcionará como um verdadeiro canal de acesso e o conteúdo poderá ser totalmente alinhado às necessidades e desejos dos mesmos. E melhor ainda: chega a ser até um canal de mais fácil acesso. Muitos cidadãos desistem e não têm paciência para esperar pelo atendimento completo em uma ligação, preferindo recorrer primeiro a internet com esperança de encontrar a informação que estão precisando.

Construção positiva da marca da prefeitura/prefeito

Com toda certeza um cidadãos se sentirá muito mais satisfeito com a sua prefeitura ao ter sua dúvida gentilmente esclarecida via site, por exemplo, do que simplesmente obter uma “resposta engessada” por telefone. Isso faz uma enorme diferença na solidificação de seu relacionamento com ele e na construção de um conceito positivo a respeito de sua marca. Além disto, você evita até mesmo que dúvidas ou problemas surjam sem necessidade, pois antes mesmo de chegar até você (às vezes já irritado por não ter encontrado soluções até o momento) o cidadão muitas vezes já consegue encontrar sozinho o conteúdo esclarecedor que estava procurando. Tudo isso se reflete em valor real de marca e satisfação e assim você conquista mais facilmente a confiança de seus cidadãos.

Você já usa um site para se relacionar com seus eleitores/cidadãos? Conte para a gente os resultados que obteve nos comentários. E caso tenha alguma dúvida sobre como utilizar dessa estratégia, basta deixar ela abaixo também, ou entre em contato conosco que teremos o maior prazer em ajudar.



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