Que fatores considerar na escolha de um Site para Prefeituras

Se você é um gestor municipal consciente, neste momento a prefeitura do seu município já deve ter um site. Se não tem, você está considerando a contratação de uma empresa para o desenvolvimento.

Entretanto, me deparo constantemente com sites que foram desenvolvidos para prefeituras, mas que não cumprem com as exigências das leis e apresentam uma série de outros problemas estruturais, o que acaba resultando em sites desatualizados, feios e que deixam a prefeitura passível de sofrer punições como bloqueio de repasses e multas.

Para evitar que você passe por isso (ou se já passou, evitar o mesmo erro), neste post separei 3 itens essenciais que um site para prefeitura precisa ter.

1- Cumprir com as exigências da Lei de Acesso a Informação

leis-site-para-prefeituras

O primeiro passo, é que o principal objetivo do site seja realmente atingido: Fazer com que a prefeitura cumpra com as exigências das leis.

Não vou me aprofundar em cada lei, mas hoje existem 3 que são relacionadas a internet:

É obrigatório que a prefeitura disponibilize todo conteúdo exigido por essas 3 leis em seu site oficial. Para ver um exemplo na prática, acesse o site demonstração que criamos (www.prefeiturademo.tk) e verifique as sessões “Acesso a Informação”, “Portal da Transparência” e “Lei de Responsabilidade Fiscal”.

As sessões do site demonstração foram desenvolvidas de acordo com as exigências da CGU.

2- Área administrativa para atualização

area-administrativa-site-para-prefeitura

É completamente inadmissível que ainda existam prefeituras que tenham sites não gerenciáveis, onde qualquer atualização de conteúdo passa pelo processo: Enviar e-mail para empresa ou pessoa  responsável pelo site e aguardar pela atualização, que demora geralmente 48h úteis. Isso quando não ocorre um erro na postagem e o trabalho tem que ser revisado.

Hoje em dia, com a rapidez e dinamismo que as informações são geradas, a prefeitura precisa de um site gerenciável por uma pessoa ou equipe interna.

Antes de tomar sua decisão na contratação do site para prefeitura, peça para visualizar a área administrativa do site.

Uma empresa especialista em criação de sites para prefeituras, tem a vantagem de saber como os processos específicos de publicação funcionam (Ex: Leis, decretos, portarias, etc.). Isso trás uma enorme economia de tempo para pessoa ou equipe responsável por gerenciar o site  da prefeitura.

3- Ter um visual bonito e de fácil entendimento para o usuário

usabilidade-site-para-prefeitura

Este ponto é o mais difícil, pois o conceito de beleza é muito diferente entre as pessoas. Mas quando o assunto é internet, o conceito de beleza se resume em uma palavra: Usabilidade!

De que adianta um site visualmente atraente, com imagens em alta resolução e contraste perfeito das cores, se a navegação dos menus é complicada e é super difícil conseguir encontrar a informação que se procura?

O mesmo vale para o contrário, de que adianta um site com o conteúdo bem estruturado e de fácil acesso, se o visual é fraco e não prende o usuário ao site?

O grande segredo aqui é encontrar o equilíbrio entre os dois: Design e usabilidade.

Esses são alguns fatores bem importantes para considerar na escolha de um site para prefeitura e podem fazer total diferença entre o sucesso e o fracasso. Se você está interessado em ver como o site da sua prefeitura pode ficar incluindo os fatores mencionados, recomendo que você solicite um Teste GRÁTIS do nosso Site para Prefeituras.